sexta-feira, 17 de maio de 2013

OS PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA






A Pré-História é o período que compreende desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, por volta de 4000 a.C.
Os vestígios encontrados em cavernas, vales e planícies (como ossos, utensílios, armas e outros objetos) nos ajudam a fazer um estudo mais detalhado do que foi a Pré-História.
Vocês sabiam que o ser humano que viveu nessa época, era um rude caçador e mais tarde se tornou um primitivo agricultor?
Pois, para entendermos melhor, iremos conhecer os 3 períodos e as principais características.


PALEOLÍTICO (ou idade da pedra lascada)

Características:
- É o período mais longo de todos
- O homem era coletor de alimentos e caçador
- Vivia de modo simples.
- Era nômade (não tinha casa e mudava sempre de lugar)
- Morava em cavernas (homem das cavernas) para se proteger do frio da chuva e dos 
animais.

No fim do Paleolítico (por volta de 10000 a.C.), as condições de vida começaram a mudar. O clima mudou e surgiram os desertos, conseqüentemente a caça diminuiu.
O homem, então, abandonou os lugares onde vivia e saiu em busca de novas terras que lhe pudessem dar sustento.
Passou a viver nos vales dos grandes rios e lagos, passou a ter moradia fixa (deixando de ser nômade).
Essas modificações marcaram o fim do Paleolítico.

Já, no período NEOLÍTICO (ou idade da pedra polida) as suas principais características são:


- Desenvolvimento da agricultura (o homem não abandonou por completo a caça e a pesca; porém, isso deixou de ser a única fonte de alimento)
- Passou a cultivar trigo, centeiocevada e outros produtos
- Domesticou o boi, o cavalo, a ovelha e outros animais
- Suas roupas eram feitas fibras vegetais (linho e algodão)
- Usou o barro para fazer potes, panelas, bacias e outros utensílios domésticos.
- Construiu casas sobre estacas (palafitas)
- Utilizou o osso, a madeira e a pedra polida na fabricação de seus instrumentos e armas, mais aperfeiçoadas.
- Desenvolvimento da religião.




Características: 
- O homem passou a usar metais (cobre, ouro e estanho) para fabricar instrumentos, ferramentas e armas
- Surgimento do 
bronze e do ferro
Os avanços na agricultura e a descoberta da escrita marcam o fim da Pré-História e início da História.


Punhal de cobre



CAROS ALUNOS(AS), O VÍDEO A SEGUIR MOSTRA UM POUCO MAIS SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA.
VALE A PENA ASSISTIR!
VAMOS LÁ?!


video







Na fase do Paleolítico:

 A economia era de subsistência, ou seja, não acumulavam nem produziam para o comércio, mas apenas para a sobrevivência do grupo. Os bens de produção do grupo (ferramentas, utensílios e outros objetos) eram de propriedade coletiva.


A comunicação neste período era baseada na emissão de pouca quantidade de sons (ruídos). Outra forma muita usada de comunicação foram as pinturas rupestres (desenhos feitos em paredes de cavernas). Através destes desenhos (arte rupestre) eles marcavam o tempo, trocavam experiências e transmitiam mensagens e sentimentos. 

Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo. Este era produzido através de dois processos. O mais rudimentar era a fricção de duas pedras sob um maço de palha seca. A faísca obtida incendiava a palha.





Já no Período Neolítico:

Com mais alimentos, ocorreu um significativo aumento populacional. Este fato passou a gerar a necessidade de formas de administração mais desenvolvidas, inclusive com estabelecimento de lideranças e funções mais específicas dentro da comunidade.

Ocorreu também, no Neolítico, um significativo desenvolvimento das práticas religiosas (rituais), culturais e artesanais. 






ENTÃO, VAMOS LÁ!
SEGUE UMA ATIVIDADE BEM LEGAL.









Horizontal


3. São restos, ainda preservados, de seres vivos ou de suas atividades.
5. Período em que os seres humanos construíram instrumentos mais refinados que os do Paleolítico, polindo as pedras com as quais os construíam. Nessa época, alguns grupos se sedentarizaram, o que propiciou o surgimento das primeiras cidades.
6. Devido à importância da água para consumo e para a agricultura, as primeiras cidades humanas foram construídas ao redor de _________.
7. Estreito pelo qual grupos humanos passaram da Ásia à América por volta de 13.000 a.C.. Mas certamente não foi o único caminho utilizado.
8. Continente onde surgiram os primeiros seres humanos.
9. "Revolução __________": é como às vezes é chamada a mudança que, junto com a criação de animais, possibilitou a sedentarização dos seres humanos.
10. Período conhecido como "da pedra lascada". Iniciou-se em cerca de 100.000 a.C.. Os humanos conseguiam seus alimentos por meio da caça e da coleta.
12. Tipo de arte que os primeiros seres humanos praticavam nas paredes de cavernas, muito frequentemente representando animais.

Vertical


1. Termo que caracteriza qualquer grupo que não resida em um lugar fixo. Os seres humanos o eram, durante o Paleolítico.
2. Aquele(a) que vive em um lugar fixo. A humanidade pode passar por esse processo graças, dentre outras coisas, à prática da agricultura.
3. O homo erectus foi o primeiro a controlá-lo. Favoreceu amplamente a sobrevivência dos seres humanos, possibilitando o cozimento dos alimentos, o aquecimento, a iluminação, etc.
4. Teoria científica inicialmente formulada por Charles Darwin, segundo a qual as espécies são "selecionadas" pelo ambiente em que vivem, dependendo do quão adaptadas sejam a ele, e assim modificam-se ao longo do tempo.
11. Cientista dinamarquês que, no século XIX, encontrou inúmeros fósseis e outros vestígios de presença humana em Lagoa Santa.

Gabarito:


Horizontal:

 (3) Fósseis; (5) Neolítico; (6) Rios; (7) Bering; (8) África; (9) Agrícola; (10) Paleolítico; (12) Rupestre.

Vertical:

 (1) Nômade; (2) Sedentário; (3) Fogo; (4) Evolucionismo; 11; Lund.




Um comentário:

  1. Henrique ótimo instrumento de pesquisa e estudo, espero que vc continue a estimular crianças e adultos a ingressarem nesse mundo histotiografico.

    ResponderExcluir